Por que questionar sua carreira durante e após o MBA, no universo VUCA?

Nas orientações de planejamento proponho aos profissionais, interessados em alavancar a carreira, que aprimorem as competências de gestão e liderança desenvolvidas em cursos MBA, de acordo à realidade de suas respectivas organizações.

ConversasLOGO

A matéria "30 anos de ensino nos negócios e o olhar sobre o futuro", publicada na Revista HSM Management (Mar/Abr 2017), destaca que várias escolas estão preocupadas com a adaptação de seus portfólios de soluções de educação executiva ao universo VUCA (acrônimo em inglês para volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).

Mudanças descontínuas na escala, escopo e cultura das organizações, gerando confusão nos esforços para navegar a complexidade, competição intensa e a volatilidade da demanda vão seguir dando o tom da gestão de pessoas no futuro. Neste cenário – que deverá configurar a oferta de educação executiva nos próximos anos – como você poderia planejar, de maneira estruturada, a sua educação continuada?

Durante e após o MBA é fundamental que as competências de gestão e liderança desenvolvidas no curso estimulem você a praticar o questionamento objetivo do progresso na carreira para explorar os seus pontos fortes, identificar oportunidades, definir objetivos, estabelecer metas, escolher estratégias, agir e avaliar resultados como gestor.

Há 24 anos atuo como consultor, palestrante e professor especialista em Planejamento de Carreira em cursos MBA. Desde 2014, a partir da repercussão do livro interativo Planejamento de Carreira – que está disponível gratuitamente no http://www.slideshare.net/joaoflorenciobastos e que já ultrapassou a marca de 33.600 acessos (fato raro para artigos acadêmicos no SlideShare) – e das experiências adquiridas com 41 executivos da Volkswagen Brasil e 64 alunos do MBA INPG Business School, oriento profissionais interessados em alavancar a carreira no universo VUCA.

Nas orientações de planejamento proponho aos profissionais interessados em alavancar a carreira, aprimorando as competências de gestão e liderança desenvolvidas em cursos MBA, que respondam e reflitam sobre as seguintes questões: O MBA que você está cursando lhe ajuda a refletir para compreender e questionar suas experiências profissionais, gerando o interesse para novos desafios? Você está aprendendo a desenvolver o seu senso crítico e a questionar de maneira reflexiva?

Questionar de maneira reflexiva é, por exemplo, analisar o quanto a experiência de interagir com os colegas e professores está lhe ajudando a avaliar a contribuição do MBA para que você alcance bons resultados ao longo do curso. Será que está aprendendo a selecionar as respostas e, principalmente, a formular as suas próprias perguntas? Será que está aprimorando a habilidade de ouvir as perguntas e respostas dos colegas e dos professores? Será que está levando para o seu ambiente de trabalho algumas das experiências e questionamentos que ocorrem nas aulas do MBA?

Enquanto você questiona objetivamente o progresso de sua carreira, é muito importante manter a dedicação, a disciplina e a determinação para avaliar os resultados obtidos, frente ao investimento de tempo e dinheiro no MBA. Por isso, seja qual for o conteúdo das respostas às perguntas que lhe fiz até agora, quero propor uma breve experiência para que você possa aprender a questionar o seu grau de comprometimento com a própria carreira.

Acesse no http://slideplayer.com.br/slide/1809834/ o exemplo de uma atividade de questionamento de carreira. No início da atividade (slides 1 a 11) leia alguns conceitos sobre planejamento de carreira. Em seguida, a partir do slide 12, anote as suas respostas para cada uma de minhas propostas ou questões. Finalmente, questione o resultado geral desta breve experiência, tendo como referência, os conceitos apresentados nos onze primeiros slides.

Solicite pelo Skype careerplanjfb1 uma maior personalização desta experiência, de acordo com o momento atual de sua carreira. Certamente, vou lhe sugerir novas propostas e/ou questões para aprimorar o seu questionamento.

João Florêncio Bastos Filho – Consultor, palestrante e professor especialista em Planejamento de Carreira, Certified Management Consultant pelo International Council of Management Consulting Institutes e ex-consultor de Desenvolvimento Gerencial da Caterpillar Brasil e da Moore Brasil. https://www.linkedin.com/in/joaoflorenciobastos

(19) 3368-1758 / 99865-4060 | Skype: careerplanjfb1 | joaoflorenciobastos@gmail.com

 

Denunciar conteúdo

Tem algo a dizer? Esse é seu momento.

Se quer receber notificações de todos os novos comentários, deve entrar no Beevoz com o seu utilizador. Para isso deve estar registado.